O que é a Terapia Cognitivo-Comportamental?
A Terapia Cognitivo-Comportamental (TCC) utiliza uma forma de trabalho mais clara, objetiva e diretiva. As sessões são mais direcionadas. Ela enfatiza a colaboração e participação ativa do paciente. Isso significa que os passos e objetivos do tratamento são definidos em conjunto e que o paciente tem um papel importante no tratamento, colocando em ação as técnicas e habilidades aprendidas durante as sessões com o terapeuta.
No início é realizada uma avaliação e o terapeuta e o paciente definem os objetivos a serem atingidos e juntos trabalham na direção deles. A TCC acredita que as pessoas melhoram fazendo pequenas mudanças em seu pensamento e comportamento todos os dias. Não é a situação em si, mas a forma como nós interpretamos ela que vai fazer com que a gente se sinta de determinada forma e reaja a partir disso. Ou seja: é a forma como cada pessoa vê, sente e pensa com relação à uma situação que vai causar uma reação emocional, como por exemplo, tristeza, raiva, desconforto, ou qualquer outra sensação.
O foco de tratamento está naquilo que nos incomoda hoje, buscando focar nos problemas atuais e ajudando os pacientes a desenvolverem as habilidades necessárias para mudarem seus pensamentos e comportamentos. Não vamos manter o foco no que aconteceu lá no passado. A TCC entende que o passado é importante para entender e investigar os motivos que levam o paciente a pensar e se comportar de uma forma que causa prejuízos. Essa mudança dos pensamentos e comportamentos conduz a uma melhora dos sintomas e do funcionamento geral da pessoa.