Porquê é tão difícil mudar?

Todos os dias é comum repetirmos hábitos em nossas vidas. Repetimos também muitos hábitos ruins que nos prejudicam nas mais diversas áreas, sem que consigamos bloqueá-los. Muitas vezes você reconhece os problemas que tem, sabe o quão prejudiciais seus comportamentos podem ser, mas mesmo assim não consegue mudar. Continua cometendo os mesmos erros, se comportando e reagindo aos eventos do dia a dia de formas que trazem sofrimento. Porque é tão difícil mudar, mesmo sabendo que é necessário? Porque é tão difícil fazer algo que sabemos que será bom para nós?

Ao longo do nosso desenvolvimento, adquirimos e construímos crenças de como devemos ser e agir, do que é certo ou errado, do que é bom ou ruim. Acontece que muitas vezes essas ideias são rígidas e limitadoras, e dificultam que a gente aja de forma diferente ou contrária à essas ideias que temos de nós mesmos e do mundo. A partir dessas ideias, podemos desenvolver padrões irreais de pensamento. Assim, diante das mais diversas situações, nossos pensamentos quando ativados de maneira irracional interferem no nosso funcionamento psicológico, podendo alterar a maneira como iremos nos comportar. Desse modo, podemos cair num ciclo de auto sabotagem.

Uma das dificuldades do processo de mudança está em tentarmos mudar utilizando a parte racional e esquecendo da parte emocional, que muitas vezes é o que dirige nossos comportamentos. Além disso, frequentemente não temos consciência dos nossos pensamentos distorcidos, que influenciam nossas emoções e o modo como iremos reagir as situações. Mudar causa medo e ansiedade pelo desconhecido, o que nos mantêm na zona de conforto, em segurança.

Para que consigamos uma mudança de comportamento precisamos, primeiramente, analisar o comportamento atual. E como isso é possível? Com o autoconhecimento. Através da psicoterapia é possível que você, juntamente com o terapeuta, analise e altere seus padrões de pensamentos distorcidos, analise suas emoções e desenvolva formas mais realistas de olhar para as situações. No processo psicoterápico é possível analisar suas crenças e substituí-las por pensamentos mais benéficos. Portanto, na psicoterapia você irá obter autoconhecimento e reconhecer suas dificuldades, para que possa agir de maneira mais assertiva, para mudar aquilo que deseja.